Conversão da dieta
Os exóticos comem aquilo que são ensinados a comer, os alimentos que são seguros comer. É comum em algumas aves que a degustação de alguma comida nova seja cautelosa ou mesmo ignorar a deliciosa opção nova que oferecemos. Abaixo estão algumas ideias que podem ajudar a ensinar a sua ave sobre novas comidas aumentando assim a variedade de alimentos na sua dieta.
Expandir a quantidade de alimentos na dieta da sua ave é uma forma de treinar novos comportamentos. Os comportamentos são normalmente ensinados através da dessensibilização e moldar os comportamentos.
Comece sempre com uma ave já saudável a não ser que seja aconselhado de outra forma pelo seu veterinário de aves exóticas. As aves mais pequenas têm um metabolismo especialmente rápido então convém ter em especial atenção a importância do acompanhamento por parte de um veterinário especializado em aves exóticas, de um check up geral , e de uma conversa com o veterinário sobre as necessidades nutricionais da ave e o peso ideal controlado. As aves pequenas podem morrer à fome no espaço de tempo de um dia ou um dia e meio. Tenha sempre uma balança que possa utilizar de forma a pesar a ave e controlar o seu peso todos os dias durante a mudança de alimentação. Quanto ao pesar a sua ave a melhor altura do dia é logo pela manhã, ainda sem o papo cheio, mas pode também ser feita a pesagem noutra altura se não der para si nesta altura do dia, apenas tenha em consideração tentar sempre pesar todos os dias por volta da mesma hora e manter apontado as pesagens. Dependendo do tamanho da sua ave umas gramas a mais ou a menos pode ser algo bastante importante ou nem tão importante ter registado a alteração de peso. Para um periquito 5 gramas a menos é uma diferença enorme de perda no seu peso enquanto numa cacatua esta diferença não é nada de significativo. Nós achamos que por norma a ave não deve perder peso durante uma alteração de alimentação mas por questão de informação apenas, uma ave saudável pode perder cerca de 10% do seu peso e estar bem mas não queremos arriscar! É também importante e estando atenta as fezes da ave e a monitorizar-las diariamente.
Tenha em atenção que alimentação seca como sementes e granulado produzem fezes mais secas do que húmidas do que uma alimentação natural mais a base de legumes e frutas. Isto tem a ver com a diferença do conteúdo de água nos próprios alimentos. De preferência as aves devem ter diariamente granulado, e também uma porção pequena de sementes e frutos secos além de legumes e fruta.
Duas coisas bastante importantes nos humanos quando ao fazer estas alterações na alimentação das aves é ser paciente e consistente com as alterações feitas na alimentação. As vezes podemos ser impacientes e o em resultado oferecermos cenoura cortadas em rodelas num dia e estas serem rejeitadas. No segundo dia oferecermos cenoura cozida e serem rejeitadas outra vez. No terceiro dia tentarmos cenoura em palitos e no quarto dia tentarmos ralada, no quinto dia cortada em cubos. A única coisa constante aqui é a cenoura!! A aparência e consistência muda todos dias. Seria melhor oferecer cenoura preparada da mesma forma durante uns dias seguidos e se continuar as ser rejeitada passado um tempo então tentar oferecer de forma diferente mas continuar a oferecer também com a opção inicial também.
Nós preferimos que cenoura e outros legumes façam parte da alimentação diária a não ser que seja usada como guloseima ou método de "foraging". Os alimentos na alimentação natural são cortados de forma fina ou cortados em pequenos pedaços ou cubos podendo usar um triturador para este efeito. A razão disto é de forma evitar a facilidade da ave de seleccionar apenas os seus alimentos favoritos no meio dos outros. O resultado é um produto final de comida cortada/triturada fina e a ave acabar por comer todos os alimentos saudáveis que oferecemos e uma alimentação mais balanceada.
Mantenha em mente a espécie da sua ave! Algumas aves não estão preparadas fisicamente a paladares doces, então podem ser mais resistentes a comerem fruta e a fruta pode não ser a melhor opção para estas aves de qualquer forma, derivado a sua fisionomia. Algumas destas aves são os periquitos e as caturras. Alguns truques para tentar:
1. Para aves que se alimentam do chão como as caturras, cacatuas, periquitos, tente tocar mexer na comida nova com a ponta dos dedos. Comece por colocar a comida num prato e coloque sobre uma mesa, bancada, no chão ou num lugar plano na gaiola coberto com papel. Com a mão fechada e apenas o dedo indicador esticado faça de conta que a sua mão é uma ave a se alimentar e a ponta do dedo é o bico e vá "penicando" na comida com o dedo...quero dizer bico! (brincadeira). Faça isto durante um minuto ou dois e verá que a sua ave estará curiosa e atenta ao que está a fazer, é provável que ela comece a fazer o mesmo a nova comida. Isto normalmente funciona muito bem para as ensinar que é seguro comer aquele alimento novo.
2. Use alimentos que a sua ave já come primeiro como instrumento de ensino. Isto é misture um pouco da alimentação que a ave já está habituado com o nova alimentação. Ao fim de uns dias ou uma semana acrescente mais da nova alimentação nova. Continue assim gradualmente até a ave estar comendo a nova alimentação.
3. Coloque a alimentação antiga numa tigela e a alimentação nova por cima, tenha a certeza que a ave vê que a alimentação antiga está por baixo. Assim a sua ave tem que pegar na alimentação nova de forma a chegar a alimentação antiga a que está acostumada . Assim pode ter que comer um pouco da alimentação nova para chegar a alimentação que está acostumada ou deita-la para o lado. De qualquer forma é bom! Mantenha em mente que está a ensinar a sua ave sobre um alimento novo e estranho. Se a sua ave tocar na alimentação nova é bom mesmo que seja para a deitar fora da tigela , é um começo.
4. Jogos podem ajudar. Jogue ao "é meu". Pegue em comida nova e fale como é boa. Coma um pouco e mastigue alto como as mães normalmente fazem quando tentam convencer as crianças a comer algo, yum yum. A ave vai estar a observar e ver que não lhe dá nada. A ave vai ficar curiosa e quer experimentar. Pode fazer de conta que pensa em lhe dar um pouco mas é bom de mais para partilhar, "é meu". Eventualmente, assim que a sua ave se mostrar extremamente interessada ofereça um pouco devagar. Se tiver outra ave que gosta já deste alimento dê a essa ave primeiro vai ajudar também a aumentar o interesse da ave que não aprecia a comida.
5. Foraging também pode ajudar. Encontrar o prémio pode ser mais interessante do que ter ali já a jeito na tigela pode ser que alguma forma mais interessante tentar encontrar e algumas aves chegam mesmo a comer alimentos que se lhes forem dados nas tigelas recusam. De forma a não ser um "foraging" muito dificil em que a ave desiste facilmente, coloque apenas a alimentação coberta com papel, pedras ou missangas grandes. Assim vai ter que retirar o que está a tapar a comida para lá chegar. Pode também apenas embrulhar a tigela da comida num simples guardanapo inteiro ou com uns furinhos, se a ave não parecer interessada os furos podem facilitar.
6. E então um ajudante penado? Algumas aves podem mostrar interesse se o virem a preparar a comida. Se podem estar em segurança perto de si enquanto prepara a sua alimentação melhor para mostrar que é algo seguro de comer e interessante.
7. Para algumas aves como os periquitos, as caturras e cacatuas podem considerar pendurar algumas folhas verdes molhadas na gaiola. Eles podem mesmo usar as folhas molhadas para se banharem e acabam por mordiscar. Claro que oferecer só folhas verdes não vai ser bom para uma alimentação balanceada. Mas pode complementar com os outros alimentos apresentados de outras formas.
8. A maioria das aves, alimentam-se duas vezes ao dia. Isto mímica como a maioria das aves vive no seu habitat natural. A maioria não se alimenta 3 vezes ao dia ou petisca durante o dia como nós. Para aves mais pequenas, como os periquitos, garante que vão tendo sempre comida presente.
9. Retire os comedores à noite quando a ave está na hora de ir dormir, para estarem disposto a comer de manhã. Isto com excepção claro conforme os seus horários, se não tiver um horário em que pode por comida de manhã ás aves é preferível deixar já pelo menos granulado preparado e disponível à ave para o dia a seguinte. Ou se a sua ave estiver doente também não é a altura ideal para fazer a alteração na alimentação, o importante é que se alimente por isso deve ter sempre comida presente.
10. Oferecer a alimentação nova quando a ave tem mais fome, no horário que costuma comer pois é quando estará mais pré disposta a experimentar devido a ser hora de comer, deixe a nova comida durante 30 minutos até 1h e depois então coloque a comida a que estava acostumada se ela não comer ou comer pouco.
11. Tenha atenção a todos os alimentos dados ou disponíveis à sua ave. Dar guloseimas entre as refeições quando estar em fase de mudança na alimentação pode sabotar o esforço.
Lembre-se de sempre ir controlando o peso e fezes da ave assim como de esta ser acompanhada por um veterinário especializado em aves exóticas. Boa sorte!
Fonte: FeedingFeathers Diet Conversion
"Lembre-se que como qualquer animal, sentem, sofrem e amam.
Só depende de si o que quer partilhar!"
Lar Exótico Lar
Tradução por: Lar Exótico Lar