top of page

O nosso lar exótico

Aqui podemos encontrar de tudo um pouco, de informação, sobre as condições essênciais para as nossas aves exóticas no nosso lar.

Aviários e Gaiolas

 O tamanho do viveiro depende de como se pretende manter a sua ave em cativeiro. Se a ave for confinada, o viveiro deverá ser grande o suficiente para permitir o voo e uma vida confortável.  

 As dimensões podem variar, sendo o mínimo algo em torno de 1,6 m de largura x 2,5 m de altura x 3 m de comprimento. Gaiolas suspensas podem ser menores: no mínimo 80 cm de largura, 80 cm de altura e 1,80 m de comprimento. Os viveiros e gaiolas suspensas devem ter uma área coberta contra chuva e sol e para a protecção da caixa-ninho. Se a ave é mantida solta em jardins ou em casa e é presa somente à noite, a gaiola pode ser pequena, como as que são vendidas em lojas de animais. Porém, a gaiola deve ser grande o suficiente para permitir ao papagaio abrir a asa e movimentar-se com facilidade. A tela usada na confecção das gaiolas não deve estar contaminada com material tóxico como zinco ou chumbo. Se a tela for pintada, deve ser usada tinta que não tenha esses metais pesados em sua composição.

 Não mantenha aves amarradas ou presas por corrente. Este é um procedimento desumano e que pode trazer danos à saúde da ave. Não mantenha papagaios permanentemente fechados em gaiolas, pois são aves inteligentes e precisam de espaço e actividade. A gaiola é indicada apenas para o período nocturno ou para poucas horas de confinamento.

Pode-se manter papagaios em poleiros tipo T. Esse poleiro é onde a ave permanece solta e em descanso, podendo observar e interagir com as pessoas à sua volta. O poleiro em forma de T pode ser confeccionado pelo próprio proprietário, compreendendo uma estrutura de suporte e um poleiro.

 Os poleiros das gaiolas e dos viveiros devem ser variados, de madeira natural, cilíndricos e de espessura que permita à ave se agarrar firmemente, em diferentes ângulos como os ramos de uma árvore. Recomenda-se galhos de árvores de diâmetro adequado às patas da ave, pois permite à ave exercitar-se com poleiros de diferentes diâmetros e os ângulos necessários e mais naturalmente possível. Evite poleiros muito finos ou grossos, que podem causar problemas às patas e articulações. Poleiros ásperos, com espinhos ou de árvores tóxicas devem ser evitados. Pode colocar poleiros limas para ajudar na manutenção do tamanho das unhas da ave.

 Aves mantidas em casais e aves bebés (mesmo sendo só uma) devem ter acesso a um ninho de madeira ou tipo caixa, para se puderem recolher e sentir seguros. Internamente é utilizado cepilho de madeira não tóxica como substrato para os ovos e filhotes.

​

 

A gaiola ideal para o seu papagaio

 

 A escolha de uma gaiola não é feita por acaso. Cada espécie de pássaro tem os seus próprios requisitos em dois aspectos fundamentais, nomeadamente segurança e conforto. Tem de considerar adquirir uma gaiola com o tamanho certo para o seu animal. É que a gaiola terá um grande impacto na vida do seu animal, independentemente do tipo de pássaro que se trata.



 

Dimensão

 A regra principal para adquirir uma gaiola para o seu pássaro é que deverá adquirir a maior que encontrar no mercado, de forma a que o seu companheiro se sinta o mais possível em casa. Tenha sempre em conta, que as recomendações mínimas para o tamanho de uma gaiola são especificadas tendo em conta o espaço mínimo de que ele necessita para sobreviver, por isso não as tenha sempre em conta. Ou seja, não vá na conversa do ‘esta chega’. O espaçamento entre as barras é outro factor que deverá ter em conta. Da mesma forma que para pássaros muito pequenos se o afastamento entre as barras for grande, eles podem fugir, para os papagaios existe o risco de eles poderem ficar com a cabeça entalada entre as grades. Ou seja, verifique se o espaçamento entre as barras da gaiola que adquirir, não é demasiado grande, para não ser uma porta aberta para o surgimento destas situações de perigo.



 

Formato

 Se possui um pássaro pequeno considere que a maioria dos voos são feitos de lado para lado e não de cima para baixo. Ou seja, isto significa que deverá adquirir uma gaiola com uma largura suficiente em detrimento da altura. Já no caso de ter um papagaio com dimensões consideráveis considere todas as actividades do seu animal, como, trepar, esticar-se e brincar. Desta forma vai chegar à conclusão de que ao contrário do que acontece com pássaros pequenos, no caso dos papagaios as gaiolas altas são mais adequadas mas deverão também ter espaço para os lados. Curiosamente as gaiolas cilíndricas nem sempre são a melhor opção, porque existem muitos pássaros que sentem insegurança nesse tipo de gaiolas.

 Os papagaios necessitam de gaiolas com barras horizontais, até porque como sabe eles adoram trepar pelos lados da gaiola. Se estivermos a falar de um pássaro que tenha por hábito voar, como os canários, então a orientação das barras já não é de todo importante, uma vez que ele pouco uso irá fazer delas. O espaçamento incorrecto pode levar ao aparecimento de situação perigosas que já referimos anteriormente.

 O ideal será gaiolas com park para a ave brincar na parte de cima da gaiola com uns brinquedos ou então uma gaiola que possa abrir o topo e colocar um poleiro e brinquedos para a ave sair e brincar. Se tiver espaço outra opção será um park aparte da gaiola, ou uma árvore natural dentro de casa com uns brinquedos também serve de park.

 

 

Qualidade

A gaiola do seu papagaio pode ser um bom complemento para a mobilia e por esse motivo considere adquirir uma com dimensões consideráveis, da melhor qualidade que encontrar, ou tiver oportunidade. Geralmente o que é mais caro, costuma ser melhor e esta máxima aplica-se também às gaiolas. É que metal extremamente fino ou mesmo de plástico são extremamente perigosos para a segurança do seu companheiro. Pense no facto de que se adquirir uma gaiola bem construída apenas terá que o fazer uma vez durante a vida do seu animal. Uma gaiola em aço inoxidável Ã© o exemplo de uma boa opção, para além de não ser tóxico para o seu animal.



 

Segurança

Outros aspectos alusivos à segurança, dizem respeito a características adicionais da gaiola e que poderão dar origem a lesões quer nas asas, quer nas patas. Por esse motivo mantenha-se longe de gaiolas com muitas portas e outros compartimentos adicionais onde o seu companheiro possa ficar preso. Existem também gaiolas que possuem design complicados. Mas existem ainda outras características a ter em conta. Por exemplo, gaiolas mais antigas e pintadas podem conter chumbo e zinco, e por esse motivo, mantenha-se afastado delas. Pontas afiadas é outro aspecto a que deverá dar especial atenção.

No caso de levar uma ave recentemente para casa, coloque a gaiola da ave com um dos lados junto a uma parede ou num canto da divisão para a ave puder se sentir segura e relaxada, pois tem um menor campo de visão para observar sem ter que andar às voltas na gaiola.

 

 

Manutenção

A gaiola ideal é aquela que pode ser facilmente limpa e não inferruja. É por este motivo que as gaiolas de aço inoxidável são boas opções. Não se esqueça de verificar se a gaiola que adquirir tem em baixo uma plataforma deslizante, que possa facilmente ser retirada porque isto irá facilitar em muito o processo de limpeza. Também as portas se tiverem dimensões consideráveis podem ajudar no processo de limpeza. Os recipientes de água e comida devem ser removidos por estas portas.

 

 

Poleiros

Os poleiros assumem muita importância numa gaiola. Devem ser colocados junto a cada recipiente de comida e em diferentes alturas da gaiola e ângulos. Deverão ser adaptados ao tamanho do pássaro, de várias dimensões e diâmetros e se possível adquira poleiros de madeira. Adquira poleiros com tamanhos variados uma vez que eles previnem o aparecimento de problemas nas patas dos pássaros. Tente usar o mais possivel materiais, naturais  nos poleiros, como madeiras que sejam adequadas e resistentes, poleiros de areia para ajudar na limagem das unhas da ave todos estes de tamanhos variados.

 

Fonte: pets.leaks.pt

 

 

 

 

Se quiser ver a lista de madeiras naturais que pode usar 

Como são aves inteligentes, precisam da atenção da nossa parte e de novidades, que as mantenham activas e interessadas. O tédio e a falta de actividade provocam o aparecimento de comportamentais estranhos, tais como o arrancamento de penas, automutilação  agressividade, gritos excessivos e depressão. Permita à sua ave algumas horas de atenção. Não é bom para a saúde psicológica de uma ave solitária (sem um parceiro) mantê-la sem a atenção humana durante o dia. Lembre-se que para sua ave você e sua família são os representantes do seu "bando" e solidão é algo que ela não conheceria, se estivesse nas florestas.

Comedouros e bebedouros devem ser de material resistente, de fácil higienização e não tóxico, como vasilhas de aço inoxidável, alumínio ou vidro resistente. Devem ser lavados e escovados diariamente e desinfetados frequentemente. Os comedouros e bebedouros não devem ficam embaixo dos poleiros, evitando que as aves defequem sobre eles.

Existem brinquedos para psitacídeos em alguns pet shops, que podem ser sinos, correntes, espelhos, brinquedos de corda, de borracha resistente e outros materiais. Os brinquedos devem ser de metal atóxico, evitar brinquedos com zinco, o zinco é extremamente tóxico, e brinquedos sem pontas, superfícies cortantes, de tamanho que não possa ser ingerido e sem componentes que possam ser quebrados e ingeridos (por exemplo, plástico mole). Os brinquedos ou objetos de distração podem ser oferecidos em dias alternados para evitar o desinteresse pelo mesmo brinquedo. Podem ser feitos de correntes, argolas e madeira.

Verduras, brotos, ramos de árvores frutíferas (amoreira, por exemplo), maçã, frutas da época, milho verde na espiga e outros alimentos devem ser fornecidos constantemente para manter o papagaio em atividade e prevenir o tédio. Esses alimentos ou brinquedos não devem ser de plantas tóxicas e não devem ter pesticidas.

De preferência coloque brinquedos que  possa colocar algo dentro, como bolas de brincar de cães com aberturas para puder rechear com algum tipo de papel e colocar dentro junto algumas das guloseimas favoritas da sua ave para esta se manter distraida e activa, a tentar descubrir como tirar a guloseima favorita de dentro do brinquedo, pode também usar caixas de cartão ou rolos de cartão.

Comedouros e bebedouros
Brinquedos
Atenção e Dedicação
Sono

As aves necessitam de 10 a 12 horas de sono diários em local escuro, sem grande barulho e sem movimento. Se não houver um aposento assim na casa, coloque a gaiola coberta com tecido escuro em um local sem a presença humana, televisão ligada ou outra perturbação. Apague a luz do local e deixe a ave descansar. Não feche completamente a gaiola de modo a não permitir ventilação. Evite lugares húmidos ou com corrente de ar. Barulhos como aves a cantar ou sons naturais como água a correr, podem ser benéficos e trazer uma sensação de relaxamento a ave, visto que se aproxima o do ambiente natural das aves, pois na natureza o silêncio total indica predador por perto e isso deixa a ave em alerta. A falta de sono leva a ave ao stress, podendo apresentar doenças e comportamentos alterados.

Banho

As aves gostam de banhar-se. O banho pode ser numa vasilha rasa (para que a ave não se afogue) ou pode-se borrifar água sobre ela com um borrifador ou jacto fino de mangueira. Papagaios que não estão acostumados ao banho podem não gostar da sensação nas primeiras vezes. Dê banhos em dias quentes e deixe a ave secar por conta própria. Não a encharque, pois poderá apresentar hipotermia (temperatura corpórea baixa) a temperatura corporal de uma ave ronda os 40ºC por isso se a sentir a ave fria quer dizer que já baixou bastante a temperatura (em comparação com a nossa temperatura corporal) . A própria chuva poderá ser uma boa oportunidade para um bom banho. As aves precisam de banhos de sol diariamente no período da manhã (até às 10h) ou à tarde (após as 16h), conforme a região do país. O importante é que seu papagaio não fique exposto ao sol quente e que haja a possibilidade dele ir para a sombra quando quiser.

 

Higienização 

É imprescindível a higiene do viveiro e gaiola. A remoção de fezes e urina (a porção branca e líquida do excremento é a urina) deve ser feita diariamente, evitando a proliferação de bactérias e fungos no ambiente. Poleiros e ninho devem estar livres de excrementos. Os bebedouros e comedouros devem ser lavados todos os dias e desinfetados com solução de hipoclorito de sódio (água sanitária) várias vezes por semana. Os desinfetantes devem ser removidos completamente por meio de enxágüe e as vasilhas devem ser secadas.

Recomenda-se levar seu papagaio para um exame veterinário pelo menos uma vez ao ano. A qualquer sinal de doença, leve seu amigo emplumado ao veterinário, mesmo que não haja em sua cidade um veterinário especialista em aves silvestres. Exames básicos que podem ser solicitados ao veterinário são exames de sangue (hemograma), exame de fezes para helmintos e protozoários (Giardia), exame de gram das fezes (bacterioscopia) e exames de clamidiose. Esses exames não são obrigatórios. Converse com seu veterinário o que é preciso fazer. Um simples exame físico da ave permitirá ao médico veterinário saber se a ave está magra, se ela apresenta alguma alteração no corpo e se há algum sinal de doença.

A simples alteração da cor e consistência das fezes pode ser sinal de que algo não está bem com sua ave. Portanto, aprenda a reconhecer as fezes normais da sua ave. As fezes normais dos papagaios são consistentes e de forma alongada e a cor é verde. A urina é branca e a porção líquida é clara. Se notar alteração na cor e consistência das fezes, consulte um veterinário.

Corte das unhas

A ave pode ficar com as unhas afiadas e longas, sendo desconfortável para nós tê-la no braço ou ombro. O corte das unhas deve ser feito com cuidado, pois pode sangrar, eu pessoalmente prefiro a limagem em vez do corte mas claro feita pelo veterinário para não correr riscos de magoar a ave. Mas se optar por cortar as pontinhas normalmente não têm irrigação e podem ser cortadas. O melhor é cortar poucos milímetros de cada vez. Pode-se utilizar um cortador de unha. Se ocorrer sangramento que não pára, recomenda-se aplicar anti-séptico coagulante ou cauterizar. Se preferir as pontas aparadas, podem ser arredondadas com uma lixa de unha. Pode ainda comprar alguns poleiros Ã¡speros de maneira que serviram de lixa para as unhas da ave.

Comportamento

Na natureza vivem em bandos, mas podem separar-se em casais na época reprodutiva. A ave sacode vigorosamente a plumagem como sinal de alerta ou como forma de cumprimento a uma pessoa conhecida que se aproxima. Os papagaios normalmente são canhotos. Gostam de banhar-se na chuva, às vezes pendurados de cabeça para baixo. Dormem empoleirados. Gostam de brincar com objetos. São aves inteligentes que necessitam de muita actividade  caso contrário se entendiam e podem apresentar comportamentos anormais.

Treinar Exóticos

 É fundamental no treino ter paciência, ser persistente, tente não ficar frustrado ou stressado se não correr como deseja, tente conhecer o temperamento do papagaio e nunca use técnicas violentas. As etapas do treinamento acontecem graduadamente, sendo necessário vários dias, semanas para se atingir a meta, depende do método, da capacidade de aprendizagem da ave e da sua capacidade de se adaptar e aproveitar o momento.

 Para que a sua ave relaxe e seja possível tê-la em suas mãos ou ombros, será necessário o treino correto e muita paciência. Conhecer a ave que se tem é muito importante. Quando se cria uma ave desde filhote, ele crescerá mais acostumado às pessoas mas ainda assim poderá desenvolver comportamentos não desejados, dependendo da forma como é tratada. Um exemplo será porém se você ganhou uma ave adulta, precisará ganhar sua confiança e domesticá-la, isto não só devido a não ser criada consigo desde bebé, mas também pela forma como foi criada e tratada anteriormente na sua idade de aprendizagem. Principalmente os primeiros meses de vida da ave irão definir muito do seu comportamento no futuro. Daí ser o aconselhado será ter uma ainda nos primeiros meses de vida de forma a conseguir treina-lá mais facilmente e adaptar-se a si e a ela à vossa interação. A primeira coisa a fazer é observar seu comportamento atentamente durante dias. Alguns Psitacideos vivem muitos anos, tanto ou mais que o Homem, e pode ter sofrido maus tratos anteriormente durante sua vida, que torna o seu comportamento agressivo para com as pessoas por ter tido más experiências enquanto estava com elas. O facto de estar amedrontado também pode torná-lo defensivo, isolado ou mesmo depressivo, há que ser paciente para ganhar a sua confiança.

 

Se quiser saber mais sobre como treinar as suas aves...

A special thanks to Parrots Wizard (Michael) and Truman for the photos. 

 

Um agradecimento especial ao treinador de aves  Parrots Wizard (Michael) e à sua ave Truman pelas fotos. 

 

Do site: (http://parrotwizard.com/)

 

 

 

Transportadora para a sua ave
 

 Muitos de nós gostam de viajar e de levar as nossas aves, não apenas por necessidade, como as idas ao veterinário, mas por prazer da sua companhia. Hoje em dia já existem transportadoras próprias, com condições mais adequadas para as nossas aves, tais como poleiros e comedouros para uma deslocação mais confortável e segura da ave e com as necessidades básicas à disposição para a ave se sentir mais descontraida durante este período de viagem que é sempre mais stressante para as aves e para nós, porque os vemos desconfortáveis e nervosos. No geral as transportadoras de aves são muito parecidas as dos cães e gatos mas com os promenores dos comedouros e do poleiro, ou então um estilo de gaiola mais pequena, mais fácil de transportar, ou para passeios mais curtos, tipo mochila. 

 Corforme a sua espécie de ave assim também terá que ser a sua transportadora, ou seja, os papagaios cinzentos de cauda vermelha, por ser uma ave que cria muitas fobias e é mais nervosa, o mais confortável para a ave será uma transportadora o mais "fechada" ou coberta possível, ou seja, que a ave não consiga visualizar muito do que se passa durante a viagem para não causar stress a sua ave. Enquanto existem aves que poderão ir mais descontraídas enquanto observam o que está ao seu redor, isto dependerá não só da espécie mas também da própria personalidade das aves.

Lar Exótico Lar

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
bottom of page