Problemas respiratórios nos psitacídeos
Milhares de aves de estimação em todo o mundo morrem de problemas ou doenças respiratórias, muitas delas causadas por substâncias comuns que são encontradas no ar. Conheça os sinais de dificuldade respiratória das aves e procure tratamento imediato. Quando um pássaro está sofrendo dificuldade respiratória, pode ter os seguintes sintomas:
-Boca aberta;
-Pieira respiratória;
-Cauda balanceada com cada respiração;
-Letárgico, muito parado;
-Fraqueza ou aparência como se quisesse dormir;
-Respiração curta rápida, superficial ou respiração profunda e lenta;
-Tosse ou espirro, desconforto nas vias respiratórias;
-Pouco apetite;
As aves têm necessidade de energia muito maiores para o seu tamanho corporal em comparação com os seres humanos, e por isso são muito mais eficientes na absorção de elementos do ar que respiram. Isso lhes dá o benefício de poder absorver muito mais oxigénio de cada respiração, mas também significa que eles absorvem muito mais das toxinas que estão no ar. Isto, juntamente com um sistema imunológico relativamente mais fraco, significa que os pássaros podem contrair uma doença, degradar-se e depois até falecer em poucos dias. Em alguns casos, todo o processo pode levar menos de 24 horas.
1. Aspergillus
Aspergilose é uma infecção ou crescimento de fungos no sistema respiratório, que é a causa de morte de milhares de aves de estimação todos os anos em todo o mundo. Pequenos esporos ou micróbios flutuam no ar, que, se respirados por seu animal de estimação, podem resultar em uma infecção grave das vias respiratórias superiores que necessitam de atenção e tratamento veterinário imediato por medicamentos anti-fúngicos e antibióticos. As aves afetadas podem levar meses para melhorar ou nunca melhorar mas e acabarem por terem uma vida mais curta que o normal da espécie, já que os sintomas só começam a aparecer nas fases posteriores da infecção. Se você vir sinais de angústia, como a respiração de boca aberta ou uma cauda continuamente balanceada (um sinal dificuldade respiratória), então você precisa pegar na sua ave e ir ao veterinário de exóticos imediatamente. Você pode ajudar a evitar esses tipos de infecções, certificando-se de que a sua vive em um ambiente seco, naturalmente iluminado e arejado e que o revestimento da gaiola seja mudado regularmente e limpo, e que tenha acesso a alimentos limpos e água.
2. Fumo de cigarro, lareiras, velas e incensos
O fumo do cigarro é muito pior para a sua ave do que para os humanos, assim como outros fumos e cheiros tóxicos. Além do fato de que a ave média tem menos de 5% do peso corporal de um ser humano, seus pulmões sobre-absorventes tornam o fumo de cigarro em um coquetel de produtos químicos letais, como a nicotina, o alcatrão e o que os fabricantes individuais colocam. Além disso, as partículas de cinzas transportadas pelo ar de fumo alojam nos pulmões do seu pássaro, tornando-os susceptíveis a outras doenças como Aspergillus. Como regra geral, se você é uma pessoa que gosta de fumar dentro de casa, então você deve manter seu pássaro fora o tempo todo, pois o ar de um quarto eventualmente faz o caminho para cada outro quarto e sua ave vai respira-lo por mais cuidado que tente ter. Enquanto não estiver na mesma liga que os cigarros pois não é tão agressivo, o fumo do incenso e as velas perfumadas também se enquadram nesta categoria. Além de ser um cheiro muito forte que a sua ave provavelmente não vai gostar, o fumo ainda está cheio de toxinas e partículas de cinzas e ao longo do tempo terá um efeito negativo nas vias respiratórias da sua ave. Tenha as suas aves noutra divisão com boa ventilação o mais afastada possível destas fontes de fumo e tóxinas e no caso de verificar que onde ela está o ar já tem fumo ou cheiro forte retire imediatamente a sua ave para um local arejado, como o exterior ou outra zona como anexo ou andar da habitação que você tem a certeza do ar está completamente limpo, se a ave apresentar já uma respiração ofegante leve-a imediatamente ao veterinário de exóticos, não arrisque pois elas podem morrer numa questão de horas derivado ao seu super sensível sistema respiratório.
3. Toxicose com vapores de Teflon
No final de 2003, o Grupo de Trabalho Ambiental (EWG), com sede nos Estados Unidos, descobriu que o Teflon (ou inalação de fumo devido ao super aquecimento de panelas e frigideiras de teflon) é responsável pela morte de milhares de aves de estimação a cada ano, com a probabilidade de muitos outros casos não serem relatados. Acontece que, quando super aquecido o revestimento de teflon decompõe a liberação de até 6 gases muito tóxicos, que não só mata as aves também torna os seres humanos doentes também. Isso tem sido chamado de "toxicose de teflon", e faz com que os pulmões de aves comecem uma hemorragia e depois se encha com líquido, eventualmente levando a sufocação. É um facto triste que, para manter a sua ave segura, provavelmente é melhor tirar todos os seus utensílios anti aderentes favoritos e substituí-lo por aço inoxidável ou ferro fundido, mas não se sinta mal, muitos proprietários tiveram que fazer o mesmo! Ou pelo menos tenha as suas aves noutra divisão com boa ventilação o mais afastada da cozinha.
4. Caldeiras, produtos químicos e de limpeza
Produtos químicos de limpeza, com amônia ou amoníaco ou outros agentes cáusticos, incluindo vinagre vaporizado, se inalados pela sua ave podem causar morte rapidamente, mesmo em níveis relativamente baixos. O spray para insectos, incluindo o repelente de mosquitos, é ainda pior. Se você pensar em como uma borrifadela de spray de moscas ou agente de limpeza cáustico causa muitas vezes um ser humano para ficar com os olhos irritados e inflamados, espirrar ou ter um ataque de tosse, imagine o efeito que a mesma inalação terá em uma ave com um corpo e sistema respiratório muito menores e tem ainda os pulmões super absorventes para aproveitar o máximo oxigénio para os seus voos e actividades! Além dos efeitos colaterais tóxicos dos produtos químicos, ao tossir e espirrar, o stress para o sistema é muito maior para as aves do que para os humanos, potencialmente causando sérias dificuldades e, na pior das hipóteses, insuficiência cardíaca. Em todos os casos, você deve estar atento a sinais de respiração forçada em sua ave e, se avistado, pegue na sua ave e a leve ao veterinário de exóticos o mais rápido possível.
"Lembre-se que como qualquer animal, sentem, sofrem e amam.
Só depende de si o que quer partilhar!"
Lar Exótico Lar
Tradução por: Lar Exótico Lar