Informar para o bem-estar e melhor qualidade de vida
Psittaciformes
Araras, Cacatuas e Papagaios
Triclaria
O sabiá-cica (Triclaria malachitacea) também chamado de loro-cica, araçaiava, araçuaiava ou araçuiava, é uma espécie de ave que pertence a ordem dos psitaciformes, da família dos psitacídeos.
Características
Tamanho: 29 cm
Peso: 110 g a 155 g
Esperança de vida: 10 a 30 anos
Têm bico branco, plumagem verde (os machos desta espécie possuem as penas do abdome em azul-purpúreo). A fêmea bota entre 2 a 4 ovos, incubando-os durante 29 dias.
Vivem em matas úmidas da Serra do Mar e florestas isoladas em regiões serranas, desde do sul do Estado brasileiro da Bahia até na Província de Misiones, na Argentina. Em altitude média de 1.000 metros. Alimentam-se de brotos, flores e folhas tenras, frutos e sementes.
Lóris
Gênero Eos:
Espécies
O Blue-streaked Lory (Eos reticulata) é também conhecido como Lori de Pescoço Azul.
Características
Tamanho: 31 cm
Peso: 145 g a 155 g
Esperança de vida: 10 a 20 anos
É um lori de tamanho médio, vermelho com pequenas riscas azuis na zona dos olhos, ouvidos e pescoço, cauda preta e pequenas manchas pretas nas asas. Podemos encontra-lo nas Ilhas Tanimbar e Babar, na Indonésia. Já foi visto também nas Ilhas Kai, mas pode jhá estar extinto lá. Este Lori habita em grandes plantações de árvores de cocos e florestas. Os Loris têm uma língua-pincel, ou seja têm pequenos filamentos na ponta da língua para ajudar na sua alimentação de néctar, flores e frutos moles. É uma ave bastante activa e gregária, conhecida por viajar em grandes grupos e dormir nos seus ninhos todo o ano. Muito sociável e carinhosa, a popularidade como "animal de estimação" foi aumentado por isso, o seu canto é naturalmente mais suave que o dos outros papagaios mas pode ser também bastante barulhento quando a ave está alarmada ou aborrecida.
Espécies
O papagaio-escarlate ou lóris-borneo (Eos bornea) é uma espécie de papagaio na família Psittacidae, gênero Eos. É endêmica da Indonésia, especialmente da ilha
de Bornéu. Seu habitat natural são os manguezais tropicais e planícies tropicais, habita manguezais, planícies tropicais e plantações de cocos.
Características
Tamanho: 31 cm
Peso: 170 g
Esperança de vida: 10 a 20 anos
Esta ave alimenta-se de frutas, insetos, néctar e pólen
A sua plumagem é um vermelho vivo com alguns tons de azul vivo nas asas e cauda. O seu bico é um laranja-avermelhado e as suas patas são pretas.
GêneroTrichoglossus:
O Lori Arco-Iris (Trichoglossus haematodus) é uma espécie Australiana, que podemos encontrar também em Papua Nova Guiné, Indonésia, Ilhas Salomão e Vanuatu. Na Austrália é comum na costa este do continente, desde Queensland , do sul da Austrália até ao nordeste da Tasmânia. O seu habitat é a floresta tropical, a costa e zonas florestais.
Descrição
Tamanho: 26 cm a 31 cm
Peso: 100 g a 157 g
Esperança de vida: 10 a 20 anos
É uma ave de envergadura de asas de 17 cm. A sua plumagem, assim como de outras subespécies de Loris, é bastante viva e brilhante. A cabeça é de um azul vivo com um pouco de verde na nuca e o restante das asas, costas e cauda sao de um verde vivo. O peito é vermelho com um azul escuro na zona mais abaixo e a sua barriga é verde vivo, fazendo contraste com umas zonas de amarelo vivo nas patas.
Durante o voo podemos ver uma faixa amarela no vermelho do interior das suas asas. Há muito poucas diferenças entre os machos e as fêmeas, contudo para um observador experiente e atento destas aves algumas tonalidades e comportamentos podem ajudar a distinguir ambos. O seu dimorfismo é aparente. Os Loris juvenis têm o bico preto que gradualmente vai mudando para a sua cor laranja natural na fase adulta.
O Lori Arco-Iris costumam viajar em pares, ocasionalmente em grupos e depois voltam a dispersar em pares. Os casais de Loris Arco-Iris defendem as suas zonas de alimento e ninho de forma agressiva contra outros casais de Loris ou aves de outras espécies. Estes afastam não apenas aves pequenas mas também aves como pica-paus e outras aves de grandes e mais poderosas nativas da Austrália.
Os Lori Arco-Iris alimentação sobretudo de frutos, polén e néctar, têm a língua adaptada a essa alimentação, preparada para extrair facilmente o polén das flores e néctardos frutos e árvores. O néctar dos eucaliptos é importante na Austráliai. Eles também consomem como a papaia, mangas e outros frutos já abertos por morcegos da fruta. Também gostam de visitar os comedouros dos cativeiros para roubar um pouco da comida, como as sementes de girassol, pêras, maças, uvas e outros frutos de cultivo alimento das aves de cativeiro.
Os Lóris são aves coloridas, com cores fortes na sua plumagem e variadas, entre elas o mais conhecido é o Lóri Arco-Iris, são de tamanho pequeno a médio, com uma característica que os destingue, têm a ponta da língua áspera de forma a se conseguirem alimentar do néctar de várias flores e frutos moles, principalmente bagas. Os vegetais, frutos, néctar das flores e plantas estão na base da sua alimentação. São naturalmente de várias zonas do mundo incluindo o continente Australiano, a zona sudoeste da Ásia, Polinésia, Nova Guiné e Timor Leste.
-Lori Arco-Iris, Trichoglossus haematodus (muitas subespécies, algumas delas são mesmo classificadas de espécies)
Forpus
Tuim é o nome comum dado a pequenas aves psittaciformes do género Forpus, de coloração verde semelhantes a periquitos, só que mais robustos.Na natureza alimentam-se de sementes de grama e plantas herbáceas, bagas, frutos, brotos e, provavelmente, flores. Em cativeiro fornece-se mistura de sementes, frutas, verduras, legumes e ração comercial específica. Põem entre 3 a 7 ovos, que somente a fêmea choca por aproximadamente 18 dias. É ela também que os alimenta sozinha. Os filhotes saem do ninho a partir de 4 semanas de vida. O seu habitat natural é no nordeste, leste e sul do Brasil até o Paraguai e Bolívia,também no alto Amazonas até o Peru e Colômbia. É o menor psitacídeo do Brasil. O macho é verde com uma grande área azul na asa e no baixo dorso. A fêmea é totalmente verde, ligeiramente mais pálido e mais amarelado nas partes ventrais. Bico cor de marfim com cinza na base da mandíbula superior. Íris marrom escuro e patas cinza.
Espécies:
- Forpus cyanopygius insularis (Souance, 1856);
- Forpus passerinus (Linnaeus, 1758)
- Forpus xanthopterygius (Spix, 1824);
- Forpus conspicillatus (Lafresnaye, 1848);
- Forpus modestus (Cabanis,1848)
- Forpus coelestis (Lesson, 1847);
- Forpus xanthops (Salvin, 1895);
Espécies
Forpus cyanopygius insularis é uma espécie de ave da família Psittacidae.
É natural do México.
Os seus habitats naturais são: florestas secas tropicais ou subtropicais e florestas secundárias altamente degradadas.
Características
Tamanho: 13 cm
Peso: 30 g
Esperança de vida: 5 a 10 anos
Os seus habitats naturais são: matagal, floresta estacional decidual, pastagem aberta com árvores dispersas, áreas degradadas, plantações e florestas ao longo de cursos de água.
Alimenta-se de frutas, tais como sementes, frutos ou figos nas árvores ou no chão. Eles são pequenos, eles plumagem é verde, às vezes com manchas de luz cor azul torna-os difíceis de detectar nas árvores verdes.
Espécies
O Forpus passerinus é uma espécie de ave da família dos papagaios ( Psittacidae ) . É típico em áreas tropicais da América do Sul e regiões do Caribe da Colômbia , Venezuela e Trinidad sul e leste da Guiana e do Brasil, ao longo do rio Amazonas. Ele foi levado para a Jamaica , Curaçao, Barbados e Tobago, e não registrou a sua aparição em Trinidad em períodos anteriores a 1916.
Características
Tamanho: 12 cm
Peso: 20 g a 28 g
Esperança de vida: 5 a 10 anos
Seu habitat é madeiras abertas e matas.
A fêmea põe 5-7 ovos brancos em um dos buracos de um ninho de cupins em troncos ocos de árvores , e até mesmo em tubos vazios , e incubados por 18 dias, até que a prole quebrar a casca , e gastar mais 5 semanas ou mais para que eles saiam do ninho com penas.
É a menor espécie de papagaio encontrados na América . É, sobretudo, verde claro, com o bico rosado e uma pequena cauda. O macho tem uma mancha azul brilhante nas asas , e as fêmeas , por vezes, tem tons de amarelo na cabeça. A subespécie F. p. viridissimus da Venezuela , Trinidad e Tobago é um verde mais escuro do que o declarado F. p. passerinus , e os machos têm asas azuis fortes.
Eles comem sementes , incluindo grama. Eles são muito sociáveis e passar a noite em comunidades; Muitos deles podem ser vistos ao amanhecer e entardecer .
Esta é uma espécie comum e generalizada , que se beneficiou do desmatamento.
Espécies
O Forpus xanthopterygius é uma espécie de ave da família dos papagaios ( Psittacidae ) típico da América Sul.
Ele pode ser encontrado na Argentina, Bolívia , Brasil, Colômbia , Equador, Peru e Paraguai.
Características
Tamanho: 13 cm
Peso: 28 g
Esperança de vida: 5 a 10 anos
É um pequeno papagaio quase totalmente verde, com partes mais claras , o bico é pequeno, mas forte, e é tom branco rosado. Mostra um dimorfismo sexual acentuado: o macho tem penas nas asas azul escuro. A fêmea é totalmente verde , às vezes com amarelo pálido em torno dos olhos .
Eles reúnem-se em pares ou em pequenos grupos , são bastante barulhentos. Por causa da sua plumagem são difíceis de ver através da folhagem . Seu vôo é rápido, mas irregular.
Os forpus de asas azuis são monogâmicos . Eles fazem ninho em cavidades nos galhos e troncos , e às vezes em ninhos de outras aves . Colocam 3-7 ovos.
Espécies
O forpus-de-óculos (Forpus conspicillatus) é um tipo de pássaro psitaciforme própria família Psittacidae América do Sul e Central.
É uma ave própria do Panamá , Venezuela e Colômbia.
Habita cerrado e florestas esparsas a uma altitude de 1.200 a 1.500 metros , onde ele se move em grupos de algumas dezenas de indivíduos.
Características
Tamanho: 12 cm
Peso: 28 g
Esperança de vida: 5 a 10 anos
A cabeça, corpo , asas e cauda verde, o contorno dos olhos é azul. Ombros e penas secundárias camisas azuis. O bico e patas rosados. A íris é marrom.
O dimorfismo sexual : A fêmea carece completamente de azul e o macho tem um anel azul em torno dos olhos e penas azuis nas asas e garupa. Acasala entre os meses de Dezembro e Abril, colocam 5-6 ovos.
Gaiolas para criação para aves pequenas, apesar do pequeno tamanho dessa espécie, não são suficientes para manter esta espécie porque as fêmeas são altamente territoriais e em salas pequenas poderia matar o macho.
Espécies
O tuim-de-bico-escuro (Forpus modestus) é uma espécie de ave da família Psittacidae.
Pode ser encontrada nos seguintes países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Peru e Venezuela.
Os seus habitats naturais são: florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude e pântanos subtropicais ou tropicais.
Características
Tamanho: 12 cm
Peso: 30 g a 35 g
Esperança de vida: 5 a 10 anos
Tom de plumagem verde escuro e opaco, com uma luz de tonalidade verde coloração geral verde-oliva; abrigos parte inferior das costas, alcatra, e sob as asas, azul escuro. No feminino, as partes inferiores e na face são verde-amarelada.
Espécies
O forpus celeste ou esmeralda (Forpus coelestis) é uma espécie de ave da família dos papagaios (Psittacidae) encontrado no Peru e no Equador.
Características
Tamanho: 12 cm a 13 cm
Peso: 30 g a 33 g
Esperança de vida: 5 a 10 anos
É uma ave pequena de plumagem verde, por isso não é facilmente visível através da folhagem. Há dimorfismo sexual nesta espécie, até mesmo no começo ao crescer as suas penas quando ainda estão no ninho. Os machos tem as áreas de azul sob as asas e garupa bem definido, com uma faixa fina ao redor da parte de trás da cabeça, a partir dos olhos de volta . As fêmeas não têm as áreas azuis sob as asas.
O seu habitat inclui zonas áridas e pouco arborizadas, matagais , onde forma bandos ou grupos familiares em busca de comida.
Alimenta-se de sementes de herbáceas e arbustos de bagas.
Os ninhos utilizados para nidificação são de pica-paus ( Melanerpes sp . ) , Aves Potters ( Furnarius leucopus ) , ocos de troncos de árvores , buracos no chão e até mesmo postes ou cercas colocadas pelo homem .
Como dimorfismo sexual é óbvio , não há necessidade de recorrer a testes de DNA. Embora fértil antes de chegar a 12 meses, é melhor não deixá-los produzir até concluir : se você deixá-los cruzar antes, costumo colocar menos ovos , ou eles não são fertilizados , e mesmo que os filhotes nascem, o pais deixá-los morrer .
Eles costumam colocar entre 3 e 6 ovos, colocados em dias alternados. O período de incubação é de 18 dias, mas pode variar dependendo de certas circunstâncias, e que é apenas a fêmea que realiza. Os jovens são nascidos com 1 ou 2 dias de intervalo entre si, e às vezes essa diferença é muito óbvio, mas os pais alimentar cada um de acordo com a necessidade.
Eles podem ser por ovos durante todo o ano, embora não deve deixá-los devem colocar cerca de 3x por ano. Eles geralmente deixam o ninho com 41 ou 42 dias.
As medidas da caixa ninho pode ser de 20 cm x 12 cm x 15 cm ( L x A x D ) , com um diâmetro de entrada de 5 cm. Como nidificação a utilização de material de madeira e lascas de caixa próprio ninho , embora possam colocar alguns pedaços de madeira.
Espécies
O forpus cara amarela (Forpus xanthops) é uma espécie ave psitaciforme Psittacidae família, norte de Peru. Ele é encontrado em florestas e matagais e vegetação do pântano em torno deste rio.
A espécie é ameaçada por perda de habitat e captura tráfego destinado para aves de estimação . Este último fez um rápido declínio da população selvagem na década de 1980 , mas após a proibição da caça parece que a população se estabilizou, mas continua a preços muito baixos , pois existem menos de 1.000 indivíduos em estado salvaje
Características
Tamanho: 14 cm a 15 cm
Peso: 35 g
Esperança de vida: 5 a 10 anos
O macho tem grande área azul na asa e no baixo dorso; a fêmea totalmente verde, sendo amarelada na cabeça. Vive a beira da mata. Habitam no nordeste, leste e sul do Brasil até o Paraguai e Bolívia.
Deslocam-se velozmente. A melhor defesa que possuem é ficarem imóveis e calados. Procuram seu alimento tanto nas copas das árvores mais altas, como em certos arbustos frutíferos.
Gostam mais das sementes do que da polpa da fruta. São atraídos por árvores frutíferas como mangueiras, jabuticabeiras, goiabeiras, laranjeiras e mamoeiros. Os cocos de muitas palmeiras constituem sua alimentação.