Os 3 erros mais comuns que as pessoas fazem durante os treinos que causam problemas comportamentais
-de Barbara Heidenreich, do site www.goodbirdinc.com
Muitas pessoas aprenderam muito sobre o treino de animais. Mas ainda assim as vezes pode ser complicado usar a informação correctamente na prática. Neste artigo eu vou partilhar 3 erros comuns que as pessoas cometem quando tentam treinar às suas aves ou outro animal para serem bem-comportados.
1º Erro: Esquecer de reforçar um bom-comportamento
É fácil de cair no hábito de esquercer de dizer à sua ave, ou outro animal de estimação, até mesmo a amigos e família, quando eles fizeram algo bem, especialmente depois que já aprenderam o comportamento desejado. Nós simplesmente esperamos que o comportamento bom aconteça e que se permaneça assim para sempre. Mas a verdade é que nós temos que reforçar esse bom comportamento se queremos que este continue a acontecer. Então quando a sua ave sobe na sua mão, entra na gaiola, sai do seu ombro e por ai, deve sempre oferecer algo que ela gosta por ter sido tão boa ave e cooperativa. Muitas pessoas pensam que dizer “boa ave”ou “linda” é suficiente. Mas para alguns animais as palavras não lhes significam nada. Tem que ter a certeza que o usa para recompensar a ave é algo de que ela realmente gosta. Isto irá garantir que o animal continuará a fazer o que lhe pede quando lhe pede.~
2ºErro: Repetir a “dica” (a palavra que usa para pedir o que quer) sem parar.
Eu encolho-me sempre um pouco quando ouço alguém a repetir a “dica” uma e outra vez para o animal. O que acontece é que o tom de voz aumenta! Repetir a “dica” é um alerta vermelho de que o processo do treino precisa de atenção e de ser revisto. Por isso que tenho uma reação tão forte quando isto acontece. Existe um grave problemas, mas que felizmente é fácil de resolver. Quando a “ordem” é dita uma e outra vez o animal aprende a responder como ele quer. Ele pode também aprender que a “dica” em vez de ser “sobe” é “sobe,upa,vá,sobe” ou “senta,vá,senta” em vez de “senta”. A chave para resolver isto é voltar um pouco atrás no processo de treino. Por exemplo, se estou a treinar uma ave a voar para mim, posso manter uma distância curta a inicio em vez de me afastar logo muito. E depois espero até ver a ave preparada e prestes a voar para mim, e aí então chamo-a. Ao fazer isto vou obter uma resposta mais rápida às minhas “dicas” sempre que as disser. Quando a ave responde, eu ofereço logo as muito boas recompensas. Com o tempo vai se aumentando a distância e a dificuldade. Mas o meu primeiro objectivo é que a ave responda logo assim que a “dica” é dada à primeira vez. Se vir que está a repetir muito a “dica”, pare e volte um pouco atrás no treino para voltar a por tudo em ordem.
3ºErro: Reforçar acidentalmente um mau comportamento.
O exemplo mais comum deste erro é quando a ave grita para chamar à atenção. A maioria das pessoas não gosta que as suas aves gritem por atenção. E normalmente nós respondemos “está calada!” ou então vamos até a gaiola tapamos ou fechamos a porta do quarto. Nós pensamos que com isto a ave vai ver que estamos incomudados ou chateados e pare de gritar. Mas em vez disso a ave aprende que ao gritar nós iremos gritar de volta em resposta ou iremos entrar no quarto ou vir até a porta. Noutras palavras a ave chega a conclusão que gritar traz precisamente o resultado que ela quer, atenção. Por isso ela irá gritar cada vez mais para chamar atenção. Outro exemplo é quando um cão salta para o colo das pessoas. Normalmente as pessoas ralham e puxam o cão para o chão ou então fazem-lhe festas . Ambas estas acções ensinam o cão que quando saltar para o colo delas irá receber atenção. Em ambos os casos é sempre melhor ensinar a ave ou o cão que outro tipo de comportamento aceitável vai funcionar para chamar atenção. Para a ave pode ser falar ou cantar. Para o cão pode ser as quatro patas no chão ou sentar-se. Assim que os seus animais começarem a ser recompensados pelos comportamento correcto em vez de pelo comportamento errado, conseguirá ter um animal bem comportado.
Agora é a sua vez. Tente habituar-se a recompensar os bom comportamentos e a evitar reforçar os comportamentos que não quer que aconteçam, preste atenção quantas vezes dá as “dicas” por um comportamento. O sucesso do seu treino vai resultar num bom comportamento por parte da sua ave e dos seus animais.
Barbara Heidenreich é uma treinadora de animais profissional desde 1990. A empresa dela Good Bird Inc (www.GoodBirdInc.com) dispõe DVD’s de treino de papagaios, livros e workshops sobre vários assuntos. Ela já deu conferências em mais de 18 países e já foi publicada em nove línguas. Barbara também é consultora no treino animal em vários zoos.
Tradução por: Lar Exótico Lar
http://marfelix1988.wix.com/larexoticolar
Lembre-se que como qualquer animal, sentem, sofrem e amam.
Só depende de si o que quer partilhar!
Lar Exótico Lar