top of page

5 Mitos sobre o comportamento dos papagaios

- texto de Barbara Heindenreich, do site http://www.goodbirdinc.com

Quando estamos aprender sobre os papagaios, normalmente começarmos a pesquisar na internet pela informação que queremos. Os grupos e forúms em particular têm sempre pessoas que gostam de falar sobre papagaios e gostam de trocar conselhos ou dicas. Mas às vezes esses conselhos ou dicas podem estar baseados em informação desactualizada ou mesmo mitos. Tente ser um pensador critico quando obtêm informação através da internet (ou seja questione a informação). Confirme com pessoas experientes em que você confie para verificar se o que leu está correcto. Aqui vão alguns dos mitos mais comuns que costumam parecer frequentemente na internet.

1º Mito: O seu papagaio precisa de lhe obedecer.

Este conceito já é usado à muito tempo. É compreensivél que nós queiramos um papagaio bem comportado que faça o que lhe pedimos, a palavra “obedecer” parece indicar algo mais forçado. A maioria das pessoas tende a interpretar isto de forma que têm que fazer com que a ave cumpra, especialmente quando a ave se recusa a cooperar. Isto normalmente leva a que as pessoas forcem as aves a subir na mão ou a voltar para a gaiola. Com o tempo o que pode acontecer é que a ave aprender a ter medo das pessoas ou começa a demonstrar um comportamento agressivo. A boa notícia é que pode treinar o seu papagaio usando o reforço positivo para a ave fazer o que você pede seja quando quiser. Esta técnica leva a ave a querer cooperar de boa vontade. Não tem que ser o seu dono, pode ser o amigo ou membro da família da sua ave.

2º Mito: O seu papagaio é dominante quando está num sitio mais alto que o seu ombro.

Esta ideia provavelmente começou porque alguém não conseguiu que a sua ave subisse na sua mão ou coopera-se quando a ave estava num poleiro ou num local mais alto. Acredite ou não o 1º Mito provavelmente ajudou a criar o 2º Mito. As aves gostam de estar em locais ou poleiros altos. Se tentar forçar a ave a descer, elas normalmente afastam-se ou tentam bicar. Isto pode parecer que a ave está a pensar que é dominante, mas na realidade elas apenas gostam mais de estar em sitios altos do que da mão que se aproxima de forma forçosa. Se a sua ave está treinada a subir na sua mão de forma voluntária por uma guloseima ou uma recompensa, ela irá subir para a sua mão ou voar para baixo para ela mesmo quando a ave está num poleiro ou local alto. Isto por que foi aprendeu que existem coisas maravilhosas, como guloseimas, brinquedos, atenção e carinho quando ela vai para a mão.

3º Mito: Os papagaios estão a competir consigo pela atenção quando você fala ao telefone ou tem companhia em casa.

Muitas pessoas sabem que os papagaios tendem a gritar por atenção quando deixados sozinhos. Mas e a ave que grita quando você está ao telefone ou tem visitas? Normalmente as pessoas dizem que eles procuram chamar atenção ou estão a competir com o dono quando isto acontece. O que acontece depois? As pessoas falam mais alto...e a ave grita mais alto! O que realmente está acontecer é que a ave está a ser um bom membro da familía ou do grupo. Os humanos a falarem alto significa que está na hora do grupo de se divertir e fazer barulho e a ave está a se juntar ao grupo. Por isso é que quanto mais alto falam as pessoas mais alto a ave irá também gritar. Assim que parar o barulho a ave irá se calar também. Se precisa que a sua ave esteja calada quando as pessoas estão a falar pode lhe oferecer um brinquedo novo ou especial super divertido para ela se distrair antes de começarem a conversa ou passar algum tempo treinando a ave que irá ser recompensada quando ela estiver sem gritar durante as conversas das pessoas.

4º Mito: O problema comportamental do papagaio é só uma fase.

Muitas pessoas têm papagaios jovens que são amorosos e facéis de lidar. E depois por volta da altura que quando fazem 1 a 2 anos as aves começam a mostrar comportamentos agressivos. As pessoas normalmente chamam-na de má fase e esperam que esta passe. Infelizmente este não é o caso. Aves novas normalmente são facéis de lidar pois estão em fase de desenvolvimento o que as torna abertas e receptivas a novas experiências. Normalmente safamo-nos melhor numa manipulação mais forçada numa ave jovem, mas assim que ela amadurece e aquela fase que receptividade da ave passa, elas começam a contestar o mesmo tipo de manipulação quando em jovens. A melhor estratégia é nunca forçar logo desde o inicio. Mesmo que a ave o permita, não quer dizer que você o deva fazer. Deixe sempre qua a sua ave escolha participar e recompense-a com a sua guloseima favorita quando ela o faz. Isto deve permanecer durante a vida da sua ave. Faça isto e você terá um bom comportamento por parte da sua ave durante a sua vida.

5º Mito: Tem que aceitar que os papagaios vão ser comportamentos “hormonais” numa certa altura do ano.

Hormonal normalmente indica que o papagaio está na fase de acasalar e ter crias.

Isto indica que a ave tem um aumento das hormonas reprodutivas no seu corpo.

Além de querer fazer crias pode causar um comportamento agressivo, ou vinculativo sobre o ovo. A menos que você queira fazer criação, a sua ave não tem que ser “hormonal”. A maioria dos papagaios não estão preparados para acasalar o ano todo. Certas causas ambientais causam um aumento da produção das hormonas reprodutivas. Isto incluí horas extras de sol, uma abundância de uma dieta rica em gorduras, açucares e carbohidratos, ter uma relação de companheiro com outra ave ou ser humano, e ter acesso a um ninho ou algo que se pareça com um. Para evitar que aumento o nível de hormonas reprodutivas temos que ter a certeza que o número de horas de luz solar se mantém estável durante todo ano. Podemos também controlar a dieta e ter a certeza que o conteúdo e as quantidades são as apropriadas. Podemos evitar reforçar comportamentos de corte, tal como a regurgitação. Podemos substituir os normalmente mimos ou carinhos dados utilizando uma interação mais saudável como uma divertida sessão de treino com truques novos e divertidos. E podemos retirar do alcance da ave brinquedos ou caixas, algo parecido a um ninho, e também bloquear acesso a uma zona da divisão mais escondida que possa servir de ninho. Estas dicas irão ajudá-lo a prevenir aquelas fases “hormonais” da sua ave.

Estes são apenas alguns dos mitos sobre papagaios. Se você já leu algo sobre papagaios que lhe parece estranho, faça uma pesquisa mais a fundo sobre a questão e irá descobrir a verdade sobre os nossos amigos com penas.

Barbara Heidenreich é uma treinadora de animais profissional desde 1990. A empresa dela Good Bird Inc (www.GoodBirdInc.com) dispõe DVD’s de treino de papagaios, livros e workshops sobre vários assuntos. Ela já deu conferências em mais de 18 países e já foi publicada em nove línguas. Barbara também é consultora no treino animal em vários zoos.

Tradução por: Lar Exótico Lar

http://marfelix1988.wix.com/larexoticolar


Mais Recentes

Lar Exótico Lar

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
bottom of page