Um bico inrequieto
Consigo treinar uma ave que morde?
Sim consegue! Mas tal como os cães as aves são treinadas através de alguma recompensa, não só para melhorar o seu comportamento, mas o bem-estar da ave e aumentar o laço afectivo entre o animal e o ser humano, é um método de interação e comunicação inter-espécies.
A recompensa usada para o treino pode ser alimento, como a guloseima favorita, ou carinho e atenção por parte do treinador. Todos os seres vivos são diferentes, por isso o que agrada e é visto como recompensa para um animal ou ave, para outra pode não ser uma recompensa. A recompensa favorita, depois de descoberta qual é uma "arma secreta" para ajudar no treino e no insentivo do animal para o treino.
Por isso próxima vez que se aborrecer com a sua ave porque o treino não está a correr como você quer:
-Remova objectos que não queira que a ave destrua ou que se distraia com eles, ou mesmo que sejam perigosos para a ave.
-Crie areas divertidas para a sua ave na sala ou quarto da sua ave ou sala comum onde tem a ave, onde a ave queira estar, com brinquedos seguros para ela brincar e interessante. Crie estas áreas nas zonas onde você vê que a ave gosta mais de estar, pois se ela tiver que escolher entre a área que você criou e outra área mais interessante onde a ela gosta de estar, a ave vai para onde gosta de estar.
-Aceite que as aves roem e destroem tudo o que lhes pareça interessante, pois é assim que brincam e exploram no habitat natural. Retire do alcance dela tudo o que não quer que ela estrague, preferivel alterar a decoração do que vê-la estragada e ficar ressentido com a sua ave.
-Se a sua ave vai sempre para um sitio onde você não a quer veja o que está a interessar a ave nessa área, acontece que a ave pode ir para esse local especifico por algo interessante está lá ou tem uma visiblidade ou acesso melhor para algo que a estar a interessar. Como um papagaio ir para cima do candeeiro quando estão pessoas na sala para ver melhor, nesse caso tente arranjar algo que o substitua, cmo um poleiro alto ou uma árvore de interior que possa mover e colocar onde lhe agrade e onde a ave se sinta bem e possa na mesma ver o que se passa ao seu redor e sempre que a ave vá para esse poleiro substituto recompem-se, elogie a ave e dê lhe uma recompensa como o seu brinquedo favorito ou guloseima. Se o repetir muitas vezes a ave vai continuar a ir para lá mais vezes e a ficar lá mais tempo para ser recompensada e vai associar aquele poleiro a algo bom.
Lembre-se que como qualquer animal, sentem, sofrem e amam.
Só depende de si o que quer partilhar!
Lar Exótico Lar