Como ler a linguagem corporal da sua ave
As aves são seres extremamente inteligentes, complexas, desenvolvidas e especializadas em comunicação. Cada espécie tem uma maneira única de comunicar usando a linguagem corporal e a vocalização (sons). Este artigo fala sobre a linguagem corporal nas aves.
1. Se a ave está a saltitar de poleiro em poleiro de um lado para o outro sem parar: a sua ave está inrequieta ou assustada com algo, olhe e tente observar se a ave está apenas a lhe chamar atenção, como que a pedir para sair da gaiola ou pedir carinho, ou se algo mais se passa e algo a está a incomodar e ela está a tentar chamar-lhe a atenção para isso.
2. Se a sua ave estiver em constante vocalização (como cantar ou assobiar mais que o costume): a ave pode estar a lhe pedir que lhe dê atenção.
3. Se a ave está muito quieta, atenta e com as penas "coladas" junto ao corpo: a ave está a observar algo que lhe parece perigoso e está a tentar passar despercebida, não chamar atenção, para não ser vista. As aves, mesmo as predatórias, são presas de outros animais, por isso sempre que vêm algo que acham perigoso tentam passar despercebidas e não chamar atenção nem serem vistas.
4. As aves tendem a olhar fixamente para algo perigoso: observe a ave e tente ver qual o problema e o que ela observa tão atentamente. Ela pode estar a tentar avisá-lo que algo perigoso se encontra perto e onde está. Quando a ave se encontra neste estado não tente tocar-lhe ou mover a ave ou gaiola do sitio onde está. Se a ave estiver a olhar para algo perigoso através da janela apenas feche os cortinados ou estoros para ela se sentir segura e não observar o que acha ser perigoso para ela, se for o caso de um outro animal estar perto tente afugentá-lo ou afastá-lo da gaiola da sua ave, para a sua ave se sentir confortável e sem estar em perigo.
5. As aves sentem-se ameaçadas por algo novo ou diferente: objectos novos (sofás, candeeiros) podem parecer perigosos, ao alcance de visão da ave, mostre à ave que não é perigoso, fique perto do objecto, mexa no objecto de forma calma e relaxada, de maneira a que ave entenda que não é perigoso nem irá lhe fazer mal. Aproxime-se do objecto novo com a sua ave mas não avance ou a aproxime muito se ela recuar, deixe que seja ela a explorar o objecto quando se sentir confortável.
6. Quando a ve mantêm o bico aberto e as asas afastadas: significa que a ave tem calor e pode estar em com a temperatura corporal alta demais (tendo em conta que a temperatura corporal natural nas aves é de 40ºc). Em outros casos, dependendo das circunstâncias (se não tiver calor) pode ser um problema de saúde.
7. Quando a ave está a tremer e a tentar colocar a cabeça sobre algo: significa que a ave está nervosa.
8. Quando a ave tenta subir para o ombro ou outro ponto alto: a ave quer apenas se sentir segura, observar o que se passa em volta e estar num local onde se sente confortável.
9. Quando a ave está muito próxima das grades da gaiola na direcção de algo ou alguém: pode se estar a sentir ameaçada e a tentar proteger o seu espaço e alimentação de algo ou alguém de quem ela não aprecia muito.
10. A ave está com uma respiração ofegante constante: dependendo do caso pode significar que tem muita sede, dê água o mais rápido que puder, em alguns casos pode estar cansada, se andou a voar durante algum tempo, ou estar dificuldade em respirar e ser algum problema de saúde.
11. As aves mostram que estão doentes com alguns comportamentos acima referidos mas fora do contesto do dia-a-dia (ou seja algo que normalmente não observe na ave): as aves tendem a esconder os sintomas, pois na natureza isso é sinal de fraqueza e os mais fracos são os primeiros a morrer para os predadores. Tente ter uma noção dos comportamentos normais e naturais da sua ave e observe com atenção, qualquer alteração estranha, como perca de apetite, ou extrema de comportamento corporal, como estar tempo demais parada ou no fundo da gaiola quieta pode significar um problema de saúde.
Lembre-se que como qualquer animal, sentem, sofrem e amam.
Só depende de si o que quer partilhar!
Lar Exótico Lar